SIPROCFC-MG E SISTEMA FECOMÉRCIO MG APOIAM CAMPANHA CONTRA DISCRIMINAÇÃO SOCIAL

O Sistema Fecomércio apoia a campanha “Que Diferença Faz?”, que tem o objetivo de promover a não discriminação e o respeito às diferenças dos grupos historicamente vulnerabilizados e que foi lançada no início de setembro e com conclusão da primeira fase prevista para este mês de dezembro. O projeto, que visa ampla mobilização social no Estado de Minas Gerais, é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (CAO-DH), envolvimento do Procon-MG, Coordenadorias, Centros de Apoio, Procuradorias e Promotorias de Justiça, e financiamento do Fundo Especial do Ministério Público (Funemp). O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac é um dos parceiros do projeto e tem realizado, juntamente com o MPMG, palestras educativas em cursos específicos de formação profissional disponibilizados pelo Sistema, além de apoiar a divulgação da campanha em todo o Estado, por meio de Sindicatos, entre eles o Siprocfc-MG, integrantes à Federação.

A iniciativa idealizada em conjunto com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e instituições propõe uma reflexão sobre o comportamento social diante da diversidade, contemplando os vários tipos de discriminação que assolam a sociedade, entre elas a racial, a por orientação sexual, por crença religiosa e por deficiências físicas.

A promotora de justiça, coordenadora do CAO-DH e responsável pelo projeto, Nívea Mônica da Silva, afirmou que a campanha é fruto do amadurecimento de discussões dentro da instituição, a partir do grande número de relatos de pessoas que sofreram algum tipo de preconceito. “Estamos capitaneando esforços para formar um movimento por menos discriminação e violência contra determinados grupos”, afirma a promotora, destacando que a “Que Diferença Faz?” tem o desafio de promover a reflexão individual e a consequente mudança de comportamento. “Queremos que as pessoas se perguntem, efetivamente, por que as diferenças do outro as incomodam tanto, promovendo, assim, uma transformação.”

Outro objetivo é prevenir atos discriminatórios em estabelecimentos comerciais e locais de entretenimento, como casas noturnas, bares e estádios. Para isso, o empresariado de Belo Horizonte será mobilizado a transformar as diretrizes do projeto em valores pertencentes à sua cultura de gestão, orientando seus princípios de atuação, desde o processo de seleção e contratação de funcionários até o atendimento ao consumidor final. As empresas que aderirem à ação receberão o selo “Aqui se respeita a diferença”.

A capacitação oferecida pelo Sistema Fecomércio-MG tem o objetivo de preparar os profissionais do setor terciário para essa transformação, tornando-a efetiva e sustentável.

Mobilização

A campanha também tem forte presença nas redes sociais. Além da publicação de conteúdos relacionados ao tema e peças digitais, a fan page do projeto no Facebook – qdf.quediferencafaz – é uma plataforma de interação com o público, que está sendo convidado a refletir, constantemente, sobre sua forma de enxergar o próximo e respeitar a diversidade.

Por Fecomércio MG

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