SAIBA COMO EVITAR O FURTO DO ESTEPE

O estepe é o item favorito de ladrões que praticam furtos no interior dos automóveis. No ano passado, 24% dos veículos que precisaram de reparos em vidros quebrados por criminosos tiveram o componente subtraído. A liderança seguiu pelo segundo ano no levantamento da empresa Carglass. Na maior parte das ocorrências – 42% – as ações foram registradas no período noturno. Sinais claros de que é preciso tomar certos cuidados para não se tornar mais uma vítima.

Os casos têm maior incidência nos grandes centros, onde é comum a revenda dos pneus em revendas não autorizadas a preços menores. Esse mercado negro, que pode ter sua espinha dorsal quebrada com a efetividade da Lei dos Desmanches, também depende da atitude individual dos motoristas para perder força.

A começar pela compra. Especialistas indicam ao consumidor procurar lojas autorizadas a vender pneus originais. Se a compra for pela internet, a dica é redobrar a atenção a este detalhe.

Empresas certificadas podem não oferecer um preço mais atrativo, mas além da procedência vão assegurar a garantia e segurança. Pneus falsificados ou comprados no mercado paralelo têm mais chances de apresentar defeitos e riscos para ocupantes do veículo.

Além disso, comprar nestes estabelecimentos ajuda a financiar toda a cadeia criminosa que envolve o mercado negro.

Outra dica é usar dispositivos antifurto de pneus. Existem soluções para evitar o furto e outras que eliminam qualquer possibilidade de o produto ser levado. O uso de peça adequada garante que o conjunto de roda e pneu tenha uma garantia redobrada no caso de ação criminosa. Estes componentes são recomendados por fabricantes de automóveis como acessório essencial.

Se o veículo é do tipo aventureiro, com o estepe externo, o cuidado deve ser maior ainda. Muita gente opta até por cabos e aço para prendê-los e dificultar a retirada por um ladrão.

Roubos e furtos de rodas e estepes chegam a 40% do total de ações de bandidos que vandalizam veículos no Brasil. Sem contar as complicações no caso do motorista ser parado pelos órgãos de fiscalização, gerando multa gravíssima e se expondo ao risco de apreensão do veículo.

by Redação , 27 de junho de 2016

Fonte original: http://www.kdpneus.com.br/

Veja mais

Notícias

Além de fortalecer a categoria, a contribuição garante representatividade Além de possibilitar as lutas e reivindicações...

Interessou?

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais...

Interessou?

Nesta terça-feira (25/2), a diretoria do Sindicfc-MG, representada pelo presidente, Alessandro Dias, e pelos Diretores Financeiro...

Interessou?

Entre conosco nessa luta! Peça ao seu deputado para assinar a petição para a criação da...

Interessou?

Funcionária foi agredida após informar à aluna que o processo de habilitação havia sido cancelado Toda...

Interessou?

O Sindicfc-MG informa que, devido a um problema técnico na emissão dos boletos da contribuição assistencial,...

Interessou?

Circulou nas redes sociais e em alguns sites de notícias que, em 2025, a “Lei dos...

Interessou?

Em Minas Gerais, os dias úteis que são comemorados o Carnaval são ponto facultativo, ou seja,...

Interessou?

Jornada de Educação para o Trânsito (JET) visa atualizar o modelo da formação de condutores A...

Interessou?

Em Brasília, presidente do Sindicfc-MG buscou apoio de parlamentares para melhorias no setor Em visita à...

Interessou?

Encontros com parlamentares e líderes de entidades ligadas ao setor marcam a visita do Sindicfc-MG na...

Interessou?

Ele fala sobre o aumento das taxas e como as autoescolas estão enfrentando os reajustes O...

Interessou?