O Siprocfc-MG, representado pelo presidente, Alessandro Dias, e pelo vice-presidente, José Mário Rodrigues, esteve reunido, nesta terça-feira (09/11/22), com representantes do Detran-MG para tratar de assuntos de interesse do setor.
A chefe da Divisão de Habilitação (DH), Dra Maria Alice Faria, e o assessor especial do Detran-MG, Wagner Félix, receberam os dirigentes do Sindicato na nova sede do Detran-MG, na Cidade Administrativa, em uma conversa muito produtiva.
“Um dos assuntos que discutimos no encontro foi justamente a Deliberação que foi publicada hoje (sobre a ampliação dos prazos dos processos de habilitação e da validade dos veículos, publicada pelo Contran), que já estava assinada e faltava publicação”, destacou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.
“Importante destacar o empenho do Siprocfc-MG, junto às entidades Feneauto e Senatran, além do Detran-MG, para que essa Deliberação saísse. Assim, as autoescolas podem planejar melhor a troca de veiculos e o cidadão tem mais tempo para concluir seus processos”, acescentou o vice-presidente do Siprocfc-MG, José Mário Rodrigues.
“Também foi muito importante a colaboração do senador eleito Cleitinho, que também ajudou com este assunto e sempre apoia nosso setor”, acrescentou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.
Demandas discutidas
Entre outros assuntos, também foi combinado com o órgão que, de acordo com demanda dos CFCs de Belo Horizonte, que não sejam mais marcados exames em dias de feriado. Nos próximos feriados já não haverá marcação (15/11 e 08/12). Isso vai minimizar o impacto financeiro causado nos CFCs, em função da legislação trabalhista.
Em relação aos exames de Betim, o Detran-MG afirmou que reduzirá o tempo de espera dos atuais 15 dias para, pelo menos, 10 dias. As dificuldades de outras regionais também foram faladas na reunião. O Detran-MG afirmou que cada caso será tratado em particular para que alunos, cidadãos e CFCs não sejam prejudicados.
No encontro também foram abordados outros assuntos, como as melhorias que estão previstas para o sistema Siaex e as mudanças no processo de habilitação, entre elas a reutilização do exame médico quando o processo vencer.
O Siprocfc-MG continua atuando junto ao Detran-MG e o Senatran, em Brasília, para que as mudanças não impactem negativamente os CFCs, já que a expectativa é de muitas alterações daqui para frente.
Para mais informações sobre a ampliação dos prazos, acompanhe nossos canais de comunicação, pois divulgaremos mais detalhes em breve.