Grupos do Whatsapp têm circulado uma mensagem que diz que boletos falsos do IPVA 2016 estão sendo enviados pelo correio em nome dos Detrans após suposta invasão do sistema do departamento.
“Cuidado com o IPVA, se vir antes de janeiro, com data de emissão de janeiro. Não pague! Consulte o site do Detran, pois invadiram o sistema e, se você pagar, o valor irá para a conta dos bandidos”, diz o texto que circula também nas redes sociais.
O G1 consultou os governos estaduais para levantar quais enviam boletos do IPVA, se eles já foram distribuidos e como se pode comprovar a veracidade do documento.
Normalmente, a cobrança do imposto fica a cargo das secretarias da Fazenda, e não dos Detrans.
E nem todos os estados mandam boletos pelo correio: em São Paulo, por exemplo, já começou a ser enviado o “Aviso de Vencimento”, que não se trata de uma guia de pagamento. No Paraná e em Mato Grosso do Sul, os boletos foram enviados antecipadamente.
Em Minas Gerais não há envio de boletos: as guias são emitidas apenas pela internet, informa o governo estadual (veja no site da Secretaria da Fazenda) O pagamento é feito em bancos credenciados, usando apenas o número do Renavam. Leia mais sobre o IPVA 2016 em MG
Clique aqui para ler a reportagem completa e saber a situação em 24 estados e no DF.
Do G1, em São Paulo*
01/01/2016 12h58 – Atualizado em 01/01/2016 14h08
* Colaboraram: G1 AM, G1 AC, G1 AL, G1 AP, G1 BA, G1 CE, G1 DF, G1 ES, G1 GO, G1 MA, G1 MG, G1 MS, G1 MT, G1 PA, G1 PB, G1 PE, G1 PI, G1 PR, G1 RJ, G1 RN, G1 RO, G1 RR, G1 RS, G1 SC, G1 SE e G1 TO.
Mensagem que circula em grupos no whatsapp fala sobre boletos falsos do IPVA 2016 (Foto: Reprodução)