Sete mil acidentes e 160 mortes ocorrem todos os anos em rodovias federais por conta de defeitos mecânicos nos veículos. As colisões e óbitos poderiam ser evitados se os veículos tivessem passado por inspeções periódicas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros só poderiam ser liberados para circular no licenciamento anual se fossem aprovados em vistorias. Os itens inspecionados seriam os sistemas de iluminação, sinalização, freios, direção, eixo e suspensão, estrutura do veículo, pneus e rodas. Entre os estados, somente o Rio de Janeiro obriga que o veículo seja vistoriado, desde 1997.
Ouvido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o coordenador de educação do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, João Marcelo Gueiros, a medida exigiu adequações, mas que surtiram resultados. “A inspeção é rigorosa. Se o veículo não estiver em condições, ele será retirado de circulação, o Detran não dá o licenciamento. A gente tem verificado nos acidentes que a conservação dos veículos pelos proprietários era inapropriada”, afirma.
Nas vistorias, 40 itens de segurança são verificados. João Marcelo reconhece que a medida nem sempre é bem vista pela população. Já o diretor técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, lembra que é papel de todos iniciativas para que o Brasil tenha um trânsito mais seguro. “É necessário que a sociedade entenda que ela faz parte do problema, mas que também tem que fazer parte da solução. Ela deve ter a parcela de contribuição para que as coisas deem certo”, reforça.
Como a medida só é obrigatória no Rio de Janeiro, somente 7% de toda a frota nacional passa obrigatoriamente pela inspeção anual de segurança.
Problemas
Dados do Observatório apontam que a falta de manutenção é um dos sete principais motivos de colisões no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias.
O alerta também é feito pela Associação Nacional dos Detrans (AND). De acordo com o presidente, Marcos Traad, uma das preocupações dos Departamentos nas ações de educação para o trânsito é criar nos condutores a cultura da manutenção preventiva dos veículos. “É preciso sensibilizar os proprietários de que a manutenção periódica pode evitar acidentes. Ela deve ser feita regularmente, não só antes das férias ou, pior, depois que os acidentes já aconteceram”, explica.
“Os defeitos mecânicos configuram um fator de risco que pode ser evitado. Por isso, é essencial fazer revisões regulares em uma empresa de confiança”, ressalta o diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, Evaldo Kosters. Segundo a entidade, os itens que exigem maior cautela e devem ser avaliados por especialistas são freios, pneus, sistema elétrico, suspensão, motor, câmbio, direção, escapamento e líquidos.
by Redação , 7 de dezembro de 2015