DIRIGIR COM PASSAGEIRO BÊBADO NO BANCO DA FRENTE PODE SER PROIBIDO

Quase oito anos depois da implantação da Lei Seca no Brasil, que endureceu as regras para quem dirige sob o efeito do álcool, em breve andar com um passageiro bêbado no banco da frente também poderá se tornar uma infração gravíssima de trânsito. A ideia é do deputado federal Flávio Augusto da Silva (PSB-SP), que apresentou em março um Projeto de Lei proibindo o ato de dirigir com alguém embriagado no banco da frente. Além da multa, o motorista perderia sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, até mesmo, teria o veículo apreendido.

Caso o Projeto de Lei (PL) 4380/2016 seja aprovado, bêbados e pessoas sob o efeito de qualquer substância psicoativa poderão andar, no máximo, no banco traseiro. O texto altera a lei 9.503/1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Na justificativa do projeto, o deputado paulista alega que o objetivo é impedir que a condução do veículo seja afetada por alguém na cadeira ao lado que esteja em estado alterado.

O parlamentar apresenta dois exemplos de situações perigosas plausíveis para a situação: “o indivíduo embriagado que, por brincadeira, tenta movimentar o volante, atrapalhando o condutor; o indivíduo embriagado que, com ânsia de vômito, tira a atenção do motorista”. Ele ainda complementa que “o simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo, fazendo-o dirigir em velocidade inadequada ou executar manobras arriscadas”.
Festas ‘open bar’ podem ser proibidas em todo o Estado Em menos de 40 minutos, dois carros do Uber são apedrejados em BHUber diz que continuará operando em Salvador mesmo com lei proibindo

Ao justificar a ideia, o deputado Flavio Augusto – que se envolveu em uma polêmica na semana passada ao afirmar em plenário que “mulher de verdade” não quer empoderamento, mas sim “ser amada” e “cuidada” – cita ainda dois países que já adotam esta restrição: Macedônia e Bósnia-Herzegovina. “Por certo, muitas vidas serão salvas se os condutores, sóbrios, não forem importunados por quem já perdeu a capacidade de julgar se suas atitudes podem produzir um acidente”, finaliza o parlamentar.

O valor da multa para infrações gravíssimas é de cerca de R$ 190, sendo que o valor pode ser multiplicado por cinco ou dez vezes.

Tramitação

O texto foi apresentado em plenário no dia 16 de fevereiro deste ano. Desde então ele já foi encaminhado pela Mesa Diretora da Casa às Comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ).

Desde então o texto segue parado na primeira delas, uma vez que as Comissões Permanentes da Casa, que deveriam ter sido instituídas no início do ano, ainda não foram instaladas devido à possibilidade de troca de partidos e da tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

O valor da multa para infrações gravíssimas é de cerca de R$ 190, sendo que o valor pode ser multiplicado por cinco ou dez vezes. 

PUBLICADO EM 03/05/16 – 20h45

JOSÉ VÍTOR CAMILO

Veja mais

Notícias

O presidente do Sindicfc-MG e diretor da Fecomércio, Alessandro Dias, participou de uma reunião, nesta terça-feira...

Interessou?

O Governo de Minas implementou mais quatro serviços digitais relacionados a trânsito. São eles: informar suspeita...

Interessou?

  CÂMARA – A Câmara de Belo Horizonte aprovou nesta segunda-feira (9) em primeiro turno projeto...

Interessou?

  A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG) publicou nesta terça-feira (10/6), a Portaria nº...

Interessou?

O Sindicfc-MG alerta todas as empresas do setor sobre a obrigatoriedade de cumprimento da Convenção Coletiva...

Interessou?

As diretoras Edialeda Alvarenga e Jucimara Fernandes representaram o Sindicfc-MG no II Seminário Trânsito para Elas,...

Interessou?

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (29/5), o Projeto de Lei nº 3965/2021, que estabelece...

Interessou?

Na última segunda-feira (26/5), Belo Horizonte foi palco de um momento marcante para o setor de...

Interessou?

🛵 A discussão em torno das bicicletas elétricas motorizadas ganhou destaque nos últimos dias, depois de...

Interessou?

PEC incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito à segurança pública dos entes federativos....

Interessou?

O slogan do Maio Amarelo em 2025 é: Desacelere. Seu bem maior é a vida. Desde...

Interessou?

Os acidentes com motoristas inabilitados em Minas Gerais, como o que matou mãe e filho em...

Interessou?