CÂMARA DOS DEPUTADOS LANÇA CAMPANHA ?PARE DE DIRIGIR TECLANDO?

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Motociclistas, o líder do Pros, deputado Ronaldo Fonseca (DF), lançou na última quarta-feira (08/06/16), na Câmara dos Deputados, a campanha “Pare de Dirigir Teclando”. A iniciativa, cuja mensagem é um alerta para a redução de acidentes de trânsito no País, conta com o apoio de clubes de motociclistas do Distrito Federal e de outras entidades representativas.

Ronaldo Fonseca comentou a recente manifestação, realizada por motociclistas, em homenagem ao servidor público Antonio Eduardo da Silva Mendes, de 52 anos, morto no último dia 22 ao ter a moto atingida por um veículo no Setor Sudoeste, em Brasília. Testemunhas afirmam que a motorista do veículo digitava ao celular no momento do acidente.

Dados
Em 2015, 12 mil pessoas morreram em acidentes envolvendo motocicletas, e houve um aumento de 280% na última década. Acidentes com motos são responsáveis pelo aumento de 115% no número de internações em hospitais públicos. Essas internações custam cerca de 30 milhões por ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). Há aproximadamente 23 milhões de motos circulando, o que representa 28% do total de todos os veículos no Brasil, destacou Fonseca.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que dirigir falando ao telefone celular é uma infração média, passível de multa e de perda de 5 pontos na carteira. A partir de 5 de novembro deste ano, a infração passará a ser gravíssima e a multa terá valor reajustado.

Segundo o governo dos Estados Unidos, o risco de mandar mensagem ao volante é equivalente ao de dirigir depois de tomar quatro cervejas.

Dados obtidos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e consolidados com as informações do Instituto Médico Legal (IML) e da Secretaria de Saúde mostram que o número de mortes envolvendo motocicletas vem aumentando nos últimos anos. Em 2014, por exemplo, 120 motocicletas estiveram envolvidas em acidentes com mortes no Distrito Federal.

Da Redação/JPJ
Com informações da Liderança do Pros

08/06/2016 – 20h03

Veja mais

Notícias

Sindicfc-MG apoia o projeto e esteve presente com seus representantes A Jornada pela Educação no Trânsito...

Interessou?

Em momento histórico, Sindicatos e Feneauto marcam presença e contribuem nas discussões No último dia 12/3,...

Interessou?

Além de fortalecer a categoria, a contribuição garante representatividade A Contribuição Assistencial garante benefícios tanto para...

Interessou?

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais...

Interessou?

Nesta terça-feira (25/2), a diretoria do Sindicfc-MG, representada pelo presidente, Alessandro Dias, e pelos Diretores Financeiro...

Interessou?

Entre conosco nessa luta! Peça ao seu deputado para assinar a petição para a criação da...

Interessou?

Funcionária foi agredida após informar à aluna que o processo de habilitação havia sido cancelado Toda...

Interessou?

O Sindicfc-MG informa que, devido a um problema técnico na emissão dos boletos da contribuição assistencial,...

Interessou?

Circulou nas redes sociais e em alguns sites de notícias que, em 2025, a “Lei dos...

Interessou?

Em Minas Gerais, os dias úteis que são comemorados o Carnaval são ponto facultativo, ou seja,...

Interessou?

Jornada de Educação para o Trânsito (JET) visa atualizar o modelo da formação de condutores A...

Interessou?

Em Brasília, presidente do Sindicfc-MG buscou apoio de parlamentares para melhorias no setor Em visita à...

Interessou?