Há dois anos já havíamos emitido este alerta, mas reforçamos o pedido: o cadastro de candidatos NÃO pode ter os dados dos CFCs. O e-mail e o telefone são dados obrigatórios e devem ser do próprio aluno. Não utilizem dados dos CFCs ou de terceiros, sob o risco de a emissão da CNH ser bloqueada.
A dica é pedir aos alunos criarem uma conta no Google. Se já tem um celular, obrigatoriamente terá um e-mail vinculado a ele,
Conflito
A Coordenadoria Estadual de Trânsito (CET/MG – antigo Detran-MG) identificou essa situação que vem causando conflitos na emissão da CNH de alguns candidatos e condutores. Algumas autoescolas estão preenchendo os cadastros iniciais de candidatos e de renovação de condutores com o email e telefone do próprio CFC, quando o aluno não possui estes dados.
Segundo a Divisão de Habilitação (DH) da CET/MG, em vários casos os cadastros estão aparecendo com os dados das autoescolas. “É preciso que fiquem atentos! Deixem o campo em branco, caso a pessoa não informe o email ou telefone. Neste caso, marquem só a CNH física. Se marcarem também a digital, obrigatoriamente, o campo precisa ser preenchido com os dados da pessoa, e nunca com os dados do CFC. Se não, para ‘baixá-la” não dará certo”, orienta Patrícia Melo, da DH.