GOVERNO DE MINAS REVOGA DECRETO 45.762/11
O Governo de Minas revogou, no DOEMG do dia 20/7/24, o Decreto 45.762/11, que dispunha sobre o credenciamento de instituições e entidades pelo Detran-MG (atual CET/MG).
Com a suspensão dos efeitos do Decreto, que era a base das regras de credenciamento de CFCs, não temos, neste momento, uma norma estadual que redefine as diretrizes para o segmento.
A princípio, a mudança prática mais considerável é a desvinculação da obrigatoriedade de sócios de CFCs serem instrutores ou diretores. Fora isso, as regras que prevalecem ainda são as contidas na Portaria 24/22, até que nova norma seja publicada, o que está previsto para breve.
“Uma delas, bastante aguardada e que estamos lutando, é a ampliação do prazo de credenciamento de CFCs para 24 meses. Mas isso só valerá se for publicada nova Portaria”, destacou o presidente do Sindicfc-MG, Alessandro Dias.
Acompanhe este e outros assuntos em nossos meios de comunicação!
ERRO EM RENOVAÇÃO DE CREDENCIAIS DE DIRETORES CAUSA DÚVIDAS EM CFCS
Diante do erro que vem ocorrendo na renovação da credencial dos diretores no sistema do Trânsito MG, a CET/MG (antigo Detran-MG) informou ao Sindicfc-MG que os CFCs devem enviar a documentação, temporariamente para o email [email protected], com o título do email: renovação de credencial
Eles vão tratar os casos emergenciais, que estão vencendo.
Segundo eles, o erro ocorreu por conta de uma atualização que aconteceu e que já foi aberto chamado na Prodemge, para que tudo seja normalizado.
PRESIDENTE DO SINDICFC-MG CONCEDE ENTREVISTA AO DIÁRIO DO COMÉRCIO
O presidente do Sindicfc-MG, Alessandro Dias, concedeu entrevista ao jornal Diário do Comércio, na última quinta-feira (25/07/24), sobre o mercado de autoescolas, aproveitando o gancho com o Dia do Motorista, que foi celebrado na data.
Na matéria, Alessandro afirmou que o setor tem registrado redução no número de alunos no Estado. E que fatores como a mudança de perfil dos jovens e a falta de subsídios para o setor estão entre os causadores deste cenário. “Apesar desses desafios, as empresas não têm medido esforços na busca de alternativas para atender os candidatos à habilitação”.
PROJETO DE LEI PROPÕE REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE DIRETOR DE CFC
O Projeto de Lei 2979/2024, apresentado na semana passada pelo deputado João Daniel (PT/SE) na Câmara dos Deputados, visa regulamentar em Lei a profissão de diretor geral e de ensino das autoescolas. O objetivo é garantir a segurança jurídica para essas funções.
A proposta altera a Lei 12.302, que regulamenta a atividade de instrutor de trânsito e inclui os diretores gerais e de ensino, e torna novamente obrigatório o ensino superior como requisito para a classe.
O PL começou a tramitação, mas não há data prevista para a votação.
Acompanhem nossos canais de comunicação para mais informações sobre este e outros assuntos!
CERTIFICADO DIGITAL PELO MENOR PREÇO DO MERCADO
Adquira seu Certificado Digital sem sair de casa, pelo menor preço!
Para os CFCs associados o preço é ainda menor. E para estes o valor é extensivo aos sócios do contrato (certificado pessoa física) e suas filiais.
São os menores valores do mercado. Pesquise e confira!
É só chamar no WhatsApp do Sindicfc-MG!