GOVERNO DE MINAS LANÇA IPVA DIGITAL

Ferramenta tem objetivo de facilitar pagamento do imposto; CFCs também podem receber de forma fácil e ainda parcelar débitos de veículos

O IPVA Digital, lançado pelo Governo de Minas, no início do mês, já pode ser acessado diretamente no endereço veiculosmg.fazenda.mg.gov.br. Nele, os motoristas precisarão de menos cliques para chegar ao objetivo de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). É importante lembrar que os CFCs também podem receber todos os débitos de veículos e ainda parcelar em 12 vezes.

No referido site, ao digitar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o cidadão vai poder consultar e visualizar todos os débitos relacionados ao veículo com facilidade na navegabilidade, em uma única tela. Além de poder visualizar e emitir os comprovantes de pagamentos de IPVA e TRLAV.

Dados reunidos por CPF

Outra novidade do IPVA Digital é a possibilidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos pelo CPF do proprietário. Ou seja, quem tem mais de um veículo, não precisará mais emitir as guias de pagamento separadamente. A consulta, inicialmente, estará limitada para até 10 veículos.

No site da Fazenda, o cidadão poderá autenticar o CPF pelo aplicativo gov.br e terá acesso aos extratos de débitos, status e histórico de todos os veículos registrados em seu nome, também em visualização simplificada em uma única tela.

Essa primeira versão do IPVA Digital contempla as pessoas físicas. Em um segundo momento, será estendida às pessoas jurídicas e também incorporadas novas funcionalidades.

CRLV 2024

Em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 começou a ser exigido a partir deste mês, para as placas de final 1, 2 e 3. A cobrança do CRLV 2024 dos demais veículos começará em: outubro (placas final 4, 5 e 6) e novembro (placas final 7, 8, 9 e 0).

Para obter o documento, o proprietário precisa estar em dia com todos os débitos relacionados ao veículo, como o IPVA, a TRLAV e eventuais multas.

Fonte: Comunicação - Sindicfc-MG (C/ Agência Minas)
Veja mais

Notícias

O Sindicfc-MG, em obediência ao Estatuto Social (artigo 62) e demais legislações vigentes, convoca todos os...

Interessou?

O presidente do Sindicfc-MG, Alessandro Dias, gravou um novo video com mais informações sobre a regulamentação...

Interessou?

O Sindicfc-MG vem a público informar a todos os CFCs representados pelas bases sindicais do Sindicato...

Interessou?

O presidente do Sindicfc-MG, Alessandro Dias, gravou um vídeo sobre o Decreto Nº 48 898/24, que...

Interessou?

No último sábado (21/9), foi publicado o Decreto Nº 48 898/24, no Diário Oficial de Minas...

Interessou?

Se via física ou digital sempre aparecerá o nome Belo Horizonte. Entenda! Respondendo aos diversos questionamentos...

Interessou?

Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem realizar o agendamento da avaliação médica...

Interessou?

O Sindicato dos Empregados e Instrutores de Auto Escolas dos CFCs do Estado de MG (Seame)...

Interessou?

Um dos principais canais de comunicação do Sindicfc-MG está mais moderno, dinâmico e com versão para...

Interessou?

A nova lei, que institui o selo, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira...

Interessou?

Nesta quarta-feira (18/9), os Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte, representados por 12 entidades (Sindilojas BH e...

Interessou?

O Sindicfc-MG, representado pelo presidente Alessandro Dias, esteve reunido com a secretária de Estado de Planejamento...

Interessou?