FGTS VAI PAUSAR CONTRIBUIÇÕES POR 3 MESES

O recolhimento da contribuição do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos trabalhadores pode ser realizado com atraso, nos meses de vencimento de abril, maio e junho. A Medida Provisória (MP), que foi editada no domingo (22/03/20) à noite, deve aliviar o caixa das empresas neste momento de crise por conta do avanço do coronavírus e não retira destas a obrigação de pagarem os valores suspensos nesse período. Nesta quarta-feira (25/03/20), a Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Circular nº 893, que regulamenta a suspensão.

Por conta disso, a ação gerou dúvidas entre os empregados que têm medo de serem demitidos e ficar sem o dinheiro do fundo de garantia. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, esse risco não existe. A única mudança é que o tempo será maior. O governo deu seis meses para o valor ser quitado, sem a incidência de encargos nas prestações que terão vencimentos entre julho e dezembro deste ano.

Já o saldo da conta do trabalhador para fins rescisórios, no qual incide uma multa de 40% em casos de demissão sem justa causa, continua sendo atualizado como se o empregador continuasse efetuando os recolhimentos. Porém, as empresas têm um prazo de até 20 de junho para informar o quanto deixaram de pagar e isso será um reconhecimento da dívida e do compromisso de pagá-la.

Se o trabalhador for dispensado no período de suspensão ou no período em que a empresa ainda paga as parcelas atrasadas, o fundo vai cobrir os pagamentos devidos ao cidadão. Após isso, a empresa deve reembolsar o que falta do fundo. A demissão inclusive antecipa o vencimento do que ainda não foi pago.

A estimativa do Ministério da Economia é que com a prorrogação do prazo para depositar as parcelas no fundo de garantia, as empresas tenham um alívio de R$30 bilhões nos três meses.

CFC, informe sua contabilidade, pois para poder adiar o pagamento sem nenhuma sanção ela deverá adotar as medidas previstas.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA CIRCULAR 893/20 DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL!

Veja mais

Notícias

Veja como renovar as credenciais e evite bloqueio no sistema Os profissionais que trabalham em CFC,...

Interessou?

Sindicfc-MG apoia o projeto e esteve presente com seus representantes A Jornada pela Educação no Trânsito...

Interessou?

Em momento histórico, Sindicatos e Feneauto marcam presença e contribuem nas discussões No último dia 12/3,...

Interessou?

Além de fortalecer a categoria, a contribuição garante representatividade A Contribuição Assistencial garante benefícios tanto para...

Interessou?

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais...

Interessou?

Nesta terça-feira (25/2), a diretoria do Sindicfc-MG, representada pelo presidente, Alessandro Dias, e pelos Diretores Financeiro...

Interessou?

Entre conosco nessa luta! Peça ao seu deputado para assinar a petição para a criação da...

Interessou?

Funcionária foi agredida após informar à aluna que o processo de habilitação havia sido cancelado Toda...

Interessou?

O Sindicfc-MG informa que, devido a um problema técnico na emissão dos boletos da contribuição assistencial,...

Interessou?

Circulou nas redes sociais e em alguns sites de notícias que, em 2025, a “Lei dos...

Interessou?

Em Minas Gerais, os dias úteis que são comemorados o Carnaval são ponto facultativo, ou seja,...

Interessou?

Jornada de Educação para o Trânsito (JET) visa atualizar o modelo da formação de condutores A...

Interessou?