No início do mês, o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, e diretor Marcelo Carvalho contribuíram com as discussões do 77º Encontro Nacional dos Detrans e do Fecomércio no seu Estado, eventos que aconteceram em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A participação se deu à partir de convite da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto).
Promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o 77º Encontro Nacional dos Detrans teve como objetivo reunir todos os Detrans do país e discutir ações, projetos e melhorias relacionados às políticas públicas para o trânsito, além de ampliar a integração entre os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em Minas Gerais, as competências relacionadas aos serviços estaduais de trânsito foram transferidas para a Seplag-MG, em abril deste ano, com a criação da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à pasta.
A programação do 77° Encontro Nacional dos Detrans também contou com a realização de palestras e fóruns, que tiveram a participação dos diretores do Siprocfc-MG, de gestores dos 27 órgãos executivos de trânsito dos estados, inclusive com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, autoridade máxima de trânsito no país.
“Participamos do Fórum de Habilitação, com todos os representantes dos Detrans, e depois das discussões foi entregue pauta única, para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com os temas abordados e direcionamento das discussões com os órgãos executivos e normativos federais”, esclareceu o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. ““Foi muito importante podermos opinar, até para que todos entendam que somos a base do processo”, acrescentou.
Entre os assuntos das discussões estiveram o processo de habilitação como um todo, a implantação de novas tecnologias nos veículos (tecnologia embarcada e veículos automáticos) e prazo de validade dos processos, além de regras das medidas nos espaços das salas de aula, regras da avaliação médica e psicológica. Também estiveram na pauta de discussões, de uma forma geral, a Lei Seca e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O Siprocfc-MG agradece à AND, na figura do presidente Jonielson Pereira de Oliviera e da diretora de Relações Institucionais, Cristina Andrade, que tem disponibilizado e permitido a participação do Sindicato nas discussões.
Um agradecimento especial, também, ao presidente do Sindicato dos CFCs do Estado do Mato Grosso do Sul, Henrique Fernandes, que deu todo suporte necessário para a participação do Siprocfc-MG.
Feneauto no seu Estado
Paralelamente ao encontro da AND, aconteceu o evento promovido pela Federação Nacional das Autoescolas “Feneauto em Seu Estado”, momento de discussão com a categoria, com informações e participação de todos os CFCs do estado vizinho, além de contribuir com a criação de vínculos entre as empresas do segmento no. Na ocasião, foram debatidas as atualidades do setor, promovida a integração entre os CFCs daquele estado com os demais estados, que tiveram representantes presentes: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe e São Paulo.
Evento em Minas Gerais
E atenção: Nos dias 8 e 9/11, acontecerá, aqui em Belo Horizonte, o III Encontro Nacional das Autoescolas/CFCs, evento da Feneauto com apoio do Siprocfc-MG. Aguardem mais informações!