Já se planejou para divulgar as estratégias do seu CFC em uma das datas mais comerciais do ano? Está chegando a Black Friday, data criada pelo comércio varejista dos Estados Unidos, mas que se espalhou pelo mundo e virou um tradicional momento para gerar receita, inclusive para honrar o 13º dos funcionários da sua autoescola. Este ano, a data promocional acontece no dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês.
“É uma das poucas datas comerciais que podem ser exploradas pelos CFCs. Por isso, devemos aproveitar a oportunidade para atrair e fidelizar os clientes”, declara o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.
Descontos, parcelamento sem juros, brindes. Entenda qual a melhor estratégia para seu negócio, mas não deixe de participar. Desde que o que estiver sendo oferecido seja realmente um diferencial, se comparado aos outros dias do ano, para que sua empresa não perca credibilidade.
Muitos proprietários de CFCs têm receio de aplicar estratégias para vender neste dia, pois acreditam que a Black Friday só dá certo para empresas grandes. Seja micro, pequeno ou grande, o seu negócio deve ser divulgado e promover ofertas sempre será um grande chamariz.
O supervisor de marketing da Fecomércio MG, Everton Silva, dá dicas para aproveitar melhor o momento: “Não engane o cliente: jamais maquie as promoções, atitude que só serve para manchar a reputação da empresa. O ideal é aproveitar a Black Friday para oferecer descontos imbatíveis, pelo menos em algum artigo da loja, e chamar a atenção do público”. Silva também completa: “Fidelize! Aproveite a data para ativar os canais de comunicação e manter o cliente. Com informações mais precisas, e que permitem conhecer melhor o perfil, os interesses e desejos das pessoas, é possível criar campanhas com alto grau de proximidade para diversos públicos, estabelecendo um relacionamento mais direto e assertivo com o cliente.
Os consumidores brasileiros estão, cada vez mais, se acostumando a aproveitar a Black Friday.
Planeje suas estratégias e boas vendas!
Material publicitário
O Siprocfc-MG criou materiais publicitários (como o da imagem ao lado), que podem ser usados gratuitamente pelos CFCs associados. Basta inserir a logomarca de cada autoescola, endereço, telefone (fixo ou que tenha Whatsapp) e, claro, qual promoção irá adotar. Também foi confeccionado spot para rádio, em que haverá um espaço para o CFC inserir seus dados.
Caso o associado queira que preenchamos os dados das peças de internet e o panfleto, faremos gratuitamente. Para o spot de rádio, será cobrado o valor de apenas R$ 40 (valor cobrado pelo locutor).
Façam contato pelo email [email protected] para solicitar as peças para sua autoescola!
Black Friday será de vendas superiores a R$ 500 em BH
O mês de novembro é marcado tradicionalmente pelas ações de Black Friday, que surgiram nos Estados Unidos e ganharam força no Brasil nos últimos anos. Cada vez mais presente no comércio, a data deve levar milhares de consumidores ao comércio de Belo Horizonte. Segundo a pesquisa elaborada pela Fecomércio MG, cerca de 40% dos consumidores aguardam a chegada da Black Friday para ir às compras e 50% planejam gastar valores superiores a R$ 500 no período.
Neste ano, a Black Friday acontecerá na última sexta-feira do mês (29/11), estendendo-se, em alguns casos, até a segunda-feira seguinte, a chamada Cyber Monday. A cada edição, a ação se consolida no país e atrai novos clientes. Segundo o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, a data estimula o comércio e propicia bons resultados aos empresários. “As ações de Black Friday se tornam uma grande oportunidade para os consumidores, que ganham descontos significativos e, também, aos empresários, que podem potencializar a geração de negócios nos últimos meses do ano,” explica.
De acordo com a pesquisa, mais de 62% dos consumidores afirmaram que, mesmo sem planejar, poderão ir às compras, caso os descontos sejam atrativos. “Além das compras planejadas, a data favorece o consumo pela oportunidade, tornando-se um bom momento para que o comércio invista em ações para atrair o consumidor, que, mesmo sem planos de compras, procura por preço e variedade de produtos,” explica o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.
Comércio mais participativo
Entre os empresários mineiros, 36,3% já se planejaram para a Black Friday, sendo que 15,1% oferecerão descontos acima de 50%. Já 20,4% reduzirão preços entre 45% e 50%.
A expectativa de 24% dos empresários é de que as ações proporcionem um acréscimo nas vendas em torno dos 25% em relação ao volume rotineiro. Além disso, 5,5% das empresas do comércio varejista pretendem contratar funcionários temporários no período, o que corresponde a 15,1% das empresas que farão ações durante a data.
As pesquisas Expectativa para a Black Friday foram realizadas, em outubro, com consumidores da capital mineira e empresários do comércio varejista de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Uberlândia, responsáveis pelos quatro maiores Produtos Internos Brutos (PIB) do Estado. Ambas possuem intervalo de confiança de 90% e margem de erro de 5,0 pontos percentuais.
CLIQUE ABAIXO E FAÇA O DOWNLOAD DAS PESQUISAS!